Fábio Rocha, um jovem de 28 anos que residia na Ribeira Bote, faleceu no passado domingo no Hospital Batista de Sousa, em São Vicente, minutos depois de ter sido atendido no Banco de Urgência e dispensado para regressar à casa. Ainda não se sabe a causa da morte e o corpo está aguardando a autópsia que, segundo familiares, está marcada para amanhã.
Segundo Elton Monteiro, primo do malogrado, tudo aconteceu na tarde de domingo quando Fábio se encontrava na zona da Ribeira Bote num momento de convívio com amigos. “Ele estava bem e chamou-me para irmos fazer uma massa”, conta Elton. De repente, prossegue, Fábio sentiu-se mal e pediu aos amigos que o segurassem, pois ele estava com sono e sentia que ia desfalecer. Mas, como conta Elton, já não deu tempo de impedir que caísse. “Ele caiu e bateu forte com a cabeça no chão. Na mesma hora apareceu um carro que nos levou ao hospital, onde ele foi atendido de imediato”, explica.
Como conta Elton, já no hospital tentaram reanima-lo e ele ainda conseguiu lembrar-se do próprio nome. Entretanto, ao tentar fazer um movimento, Fábio não conseguiu mover nem os braços nem as pernas. Entretanto, passados alguns minutos ele retomou os seus movimentos, mas ainda apresentando alguma fraqueza. “Tiraram-lhe sangue para exames e pediram-me que abandonasse a sala. Foi então que saí para rua para telefonar ao irmão dele. Nesse meio-tempo fui comprar um sumo para ele e, quando voltei, informaram-me que ele já estava bem e que estava de saída para casa. Estranhei”, conta Elton.
Liberado, Fábio saiu do hospital acompanhado dos amigos em direcção à Ribeira Bote. Só que, no caminho, ele voltou a sentir-se mal e mais uma vez caiu ao chão. “Assim que ele caiu apareceu um carro e regressamos ao hospital. Quando chegamos já não me deixaram entrar, mas pude notar um certo nervosismo nos enfermeiros e vi que apanhavam, às pressas, alguns materiais numa bandeja, levando-o de seguida para os cuidados intensivos. Já só consegui ver os enfermeiros a correr de um lado para outro.”
Passados alguns momentos, Fábio soube que o amigo faleceu. Para ele, esse fim trágico aconteceu porque não foi dada assistência necessária ao seu primo, ainda que tenha alertado os médicos para o facto de ele ter batido forte com a cabeça no chão. Elton lamenta o facto de a família não ter recebido ainda nenhuma explicação sobre o que aconteceu com o jovem.
Segundo a direcção do HBS, Fábio Rocha deu entrada no Hospital Batista de Sousa às 15h35, foi observado e teve alta. Conforme explica Ana Brito, directora do Hospital, foi liberado porque certamente não foi detectado nada que justificasse a sua permanência nesse estabelecimento de saúde.
Só que, por volta das 16:40, o paciente voltou a dar entrada no estabelecimento de saúde e acabou por falecer após sofrer uma paragem cardiorrespiratória. Ainda não se conhece a causa da morte e o corpo encontra-se no hospital à espera do médico legista, que deve chegar ainda esta semana a São Vicente.
Por: Mindel Insite





