O Benfica visita no domingo o terreno do Rio Ave, numa 33.ª e penúltima ronda da Primeira Liga de futebol em que pode confirmar o título nacional, caso o FC Porto tropece na Madeira, frente ao “aflito” Nacional.
Os encarnados, que estão na liderança com dois pontos de vantagem sobre os atuais campeões nacionais, fecham a ronda em Vila do Conde e podem festejar a conquista o título, se horas antes o FC Porto não conseguir vencer o Nacional, equipa que ocupa o penúltimo lugar e está praticamente obrigada a vencer poder ainda ter alguma possibilidade de ficar no principal escalão.
A pressão está toda em cima do FC Porto, já que uma derrota na Madeira entrega praticamente o título ao Benfica e pode deixar o Sporting ainda com esperanças de chegar ao segundo lugar e garantir o acesso à Liga dos Campeões do próximo ano. Os leões recebem no sábado o Tondela, outros dos “aflitos”, uma semana antes de visitar os dragões.
Os dragões também podem, no entanto, vir a terminar a jornada na frente, só tendo para esse feito uma única combinação de resultados: têm de ganhar ao Nacional e esperar que, depois, o Benfica perca em Vila do Conde.
Contudo, nas duas últimas deslocações à casa do Rio Ave, o Benfica foi eliminado da Taça de Portugal, em 2017, e nesse mesmo ano já tinha deixado fugir dois pontos, com um empate (1-1).
Por seu lado, o Rio Ave ainda está na luta pelo sexto lugar, que dá acesso às competições europeias, visto que o Moreirense não se inscreveu na UEFA, e está a passar por uma dar melhores fases da temporada, com três triunfos nos últimos quatro jogos e um empate, o ‘tal’ (2-2) perante o FC Porto, que fez os ‘dragões’ caírem para o segundo lugar.
Obrigado a vencer na Madeira está o FC Porto, se ainda quiser ter alguma possibilidade de revalidar o título, num encontro em que não vai poder contar com o guarda-redes espanhol Casillas, que vai ficar afastado dos relvados por tempo indeterminado, e o médio mexicano e capitão Herrera, a cumprir castigo.
Só a vitória interessa aos dragões, mas o mesmo acontece com o Nacional, que precisa de um triunfo, algo que não consegue há oito jornadas, desde 02 de março, para ainda ter alguma esperança de fugir à II Liga.
A torcer por um triunfo da equipa de Costinha vai também estar o Sporting, que recebe o Tondela, numa altura em que já garantiu o terceiro lugar e ainda pode matematicamente chegar ao segundo, que abre as portas aos milhões da Champions.
Com Sporting e FC Porto a defrontarem-se na última jornada, no Estádio do Dragão, uma derrota da equipa de Sérgio Conceição, e um triunfo sobre o Tondela, relança os ‘leões’ na luta pela Liga dos Campeões, numa altura em que vive a melhor fase da época, com 10 vitórias seguidas em todas as provas, nove na Primeira Liga, incluindo um 8-1 imposto ao Belenenses no último fim de semana.
Na outra ponta da tabela, o Nacional pode acompanhar o Feirense na viagem até ao segundo escalão, enquanto o Tondela, mesmo que perca em Alvalade, ainda pode escapar à descida na última jornada, já que Desportivo de Chaves e Vitória de Setúbal defrontam-se em Trás-os-Montes, num duelo que promete ser decisivo para os dois emblemas.
A ronda arranca na sexta-feira com o Desportivo das Aves, com a permanência garantida, a receber o Moreirense, que tenta garantir o quinto lugar e terminar com um registo de três derrotas seguidas e quatro jogos sem vencer.
Por: Lusa






