Início Internacional Desporto Seleção do Timor-Leste foi suspensa de todas as provas internacionais

Seleção do Timor-Leste foi suspensa de todas as provas internacionais

1373

A Confederação Asiática de Futebol expulsou a Federação de Timor-Leste do Campeonato Asiático de 2023, na sequência da falsificação de documentos de jogadores brasileiros.

Foto: FIFA
Segundo uma investigação feita pela Confederação Asiática, Timor-Leste apresentou documentos de jogadores brasileiros às entidades alegando que os pais desses jogadores tinham nascido no país. Afinal era mentira. Dos 12 jogadores envolvidos nesse escândalo, nove chegaram até a disputar 29 jogos da fase de qualificação para o Campeonato Asiático.
 
O secretário-geral da federação, Amândio de Araújo Sarmento, foi suspenso por três anos e terá de pagar uma multa de cerca de nove mil euros.
 
Como castigo, a selecção de Timor-Leste foi suspensa por um período de dois anos e terá de pagar uma multa de cerca de 18 mil euros.
 
A investigação continua e desta feita é a FIFA que a esta a fazer para apurar se estes jogadores disputaram as eliminatórias para o Campeonato do Mundo de 2018. Caso se comprove, a federação de Timor-Leste poderá ser também castigada pelo organismo máximo do futebol mundial.
 
 

Timor-Leste fica, para já, banido da Taça da Ásia de 2023.