Seleção feminina da Nigéria conquista 11º CAN

400

A seleção feminina de futebol da Nigéria conquistou o Campeonato Africano de Futebol (CAN), este domingo, em Acra, no Gana, ao derrotar a sua congênere da África do Sul por 4-3, na decisão de grandes penalidades, depois do nulo que prevaleceu na etapa regulamentar e nos prolongamentos.

https://www.instagram.com/p/Bq-P877Au7i/

A seleção nigeriana mostrou uma vez mais a sua hegemonia por ter ganho 11 das 13 edições do CAN de futebol feminino, disputadas desde 2000, tendo sido impedida de conquistar a competição, por duas ocasiões, pela Guiné-Equatorial, designadamente em 2010 e em 2012.

Por sua vez, a seleção dos Camarões acabou ficando com a medalha de bronze depois de ter suplantado a sua congênere do Mali por 4-2, facto que o confere uma vaga no Campeonato Mundial da categoria que terá lugar na França em 2019. A elas juntam-se as seleções da Nigéria e da África do Sul.

De referir que Thembi Kgatlana, artilheira da seleção da África o Sul foi distinguida como melhor marcadora da competição depois de ter apontado cinco golos.

O Campeonato Africano de futebol Feminino é uma prova que realiza-se desde 1991, no princípio a intervalos irregulares, mas, a partir de 1998, a cada dois anos. Na primeira edição, apenas quatro seleções participaram designadamente: Nigéria, Gana, Guiné e Camarões. Depois desta edição, foi preciso criar um torneio de qualificação, devido ao crescente número de participantes.

Até o momento, só duas seleções conquistaram a prova: Nigéria, com 10 títulos, e a Guiné Equatorial, com dois.