O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) e o Gabinete de Apoio à Inclusão Social dos Cabo-Verdianos (GAIS-CV), conhecido por Cretcheu, assinaram um protocolo que visa apoiar os jovens cabo-verdianos.
Foto: SJPF
Devido ao fluxo migratório de cabo-verdianos para Portugal e as irregularidades detectadas no procedimento de legalização de alguns jogadores de futebol, o SJPF e o Gabinete de Apoio à Inclusão Social dos Cabo-Verdianos (GAIS-CV) assinaram um protocolo e apresentaram um projecto de Inclusão Desportiva, que visa apoiar e integrar os jovens cabo-verdianos na chegada a Portugal.
“O Sindicato tem consciência da importância do desporto, e em particular do futebol, na sociedade em geral e procura actuar em função dessa mesma responsabilidade. Este projecto visa dar resposta aos jovens cabo-verdianos que chegam ao nosso país e que muitas vezes se vêem desamparados”, afirmou o presidente do SJPF, Joaquim Evangelista, na cerimónia de apresentação da iniciativa conjunta entre o Sindicato, o GAIS-CV e a associação Cretcheu.
Para o presidente do SJPF, o tráfico de menores e as situações de irregularidade são flagelos que devem mobilizar toda a comunidade: “São cada vez mais os casos de jovens explorados por gente sem escrúpulos. Queremos dar um sinal aos prevaricadores de que estamos atentos e que não podem passar impunes.”
O projecto Inclusão Desportiva vai permitir aos jovens cabo-verdianos, que se dirijam ao GAIS-CV, serem encaminhados para o Sindicato, que dará uma resposta adequada às suas necessidades, quer no âmbito legal quer no âmbito educativo.
O coordenador do GAIS-CV, Ildo Fortes, explicou o principal desafio deste projecto: “Esta parceria com o Sindicato é uma resposta social, que tem como objectivo dar corpo ao sonho de jovens desportistas da CPLP numa carreira de sucesso em Portugal. Contamos com a colaboração da comunidade desportiva, das instituições e da sociedade civil em geral.”
Presente na cerimónia de apresentação do projecto, João Vieira Pinto (director da Federação Portuguesa de Futebol) aplaude esta iniciativa: “Está a ser dado um passo muito importante para a integração dos jovens cabo-verdianos que chegam ao nosso país. A segurança dos jovens é uma preocupação constante da Federação e, nessa medida, associamo-nos a este projecto.”
Além da FPF, estiveram presentes na cerimónia de apresentação do projecto Inclusão Desportivo, em Almada, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o Alto Comissariado para as Migrações, a embaixada de Cabo Verde em Portugal e a Câmara Municipal de Almada.
Fonte: SJPF