SolAtlântico aumenta autocarros em circulação para responder ao aumento da demanda dos transportes públicos

604

A empresa de transporte urbano de passageiros SolAtlântico aumentou de 23 para 36 o número de autocarros em circulação para responder ao aumento da demanda de transporte público na cidade da Praia nesse período de desconfinamento.

Segundo o administrador da empresa, Henrique Duarte, esse aumento vem acontecendo gradualmente desde que a empresa retomou parcialmente as suas actividades no dia 25 de Maio, tendo neste momento, todas as linhas cobertas com mais de um autocarro, inclusive a linha 14 que cobre Quartel Escola, Sucupira e Platô.

“À medida que vamos fazendo a avaliação e à medida que que se justifique vamos aumentando a frota em circulação. Iniciamos com 23 autocarros no dia 25 e na semana seguinte colocamos mais oito e agora na terça-feira passada colocamos mais cinco”, precisou.

Henrique Duarte adiantou que apesar de algum receio devido à codiv-19, a reactivação do serviço de transporte colectivo de passageiros na cidade da Praia superou as expectativas iniciais, e com devidas precauções e cuidados de higiene “tudo tem decorrido bem”.

Antes de retomar o trabalho, asseverou aquele responsável, todos os profissionais foram testados e todos estão totalmente equipados com medidas de protecção, como máscaras, viseira e produtos higiénicos, como álcool e gel para desinfecção das mãos e a higienização diária das viaturas “foi reforçada”.

Da parte dos utentes, adianta que tem havido colaboração com o seguimento das recomendações, nomeadamente a utilização das máscaras no interior dos autocarros que é obrigatório, e o cumprimento do distanciamento social.

Como forma de evitar a propagação do vírus foi determinado pelo Governo que os autocarros devem circular apenas com dois terços de passageiros, de forma a evitar a aglomeração de pessoas no mesmo espaço e garantir um distanciamento adequado de pessoas.

“Penso que no geral as pessoas estão a cumprir com essas indicações”, disse o administrador da SolAtlântico.

Segundo Henrique Duarte, os 36 autocarros em circulação representam cerca de 40% do total da frota composta por 84 viaturas. A par disso, adianta que a empresa tem neste momento 40% dos seus trabalhadores no activo e 60% em regime de suspensão de contrato de trabalho.

A empresa SolAtlântico tinha suspendido todos os serviços de transportes públicos desde finais de Março, que inicialmente seria até 17 de Abril, mas com a evolução da pandemia no município, agravado com as prorrogações do estado de emergência e consequentemente com o confinamento obrigatório, teve de prolongar, até aos dia 25 de Maio.

Por: Lusa