A TACV, que agora denomina-se de Cabo Verde Airlines afirmou que o avião Santa Maria, que noticiamos em primeira mão, não esteve avariado mas apenas teve um atraso.
Através do jornal Noticias do Norte, que fez a noticia sobre a avaria igual a do DTudo1Pouco, sem citar a fonte, a companhia aérea esclareceu que o avião “Praia de Santa Maria” matrícula D4-CCF está em perfeitas condições de voo.
Eis o que escreveu o jornal:
“A companhia vem esclarecer que o avião “Praia de Santa Maria” matrícula D4-CCF está em perfeitas condições de voo, operando na sua normalidade em todas as rotas da companhia.
Esclarece ainda que o voo FORTLEZA-SAL, do dia 26 de Junho com o avião Praia de Santa Maria operou com apenas 27 minutos de atraso à partida de Fortaleza e chegou ao Sal às 07:25 horas locais devido a restrição nas facilidades aeroportuárias em Fortaleza e não por qualquer avaria. Após chegada ao Sal, a aeronave operou os seguintes voos no dia 26: Sal-Paris-Sal, Sal-Lisboa-Sal, e Sal-Salvador tendo regressado no dia 28 de Junho às 06:30 no seu horário normal, com 151 passageiros.
Mais esclarecemos que o voo para Boston não foi feito pelo “Praia de Santa Maria”, mas sim por um terceiro avião em regime de ‘wet lease’ com a Icelandair. Não houve qualquer avaria associada ao atraso do voo para Boston mas sim um atraso no processo de aprovação do leasing do referido avião B757-200 de matricula TF-FIJ, não partindo no horário previsto, mas sim no dia 28-06-2019 ás 08:24 hora de Cabo Verde, estimando chegar a Boston às 12:44 hora de Boston.
A companhia está a operar com uma frota de Boeing 757-200 ER, alguns destes aviões estiveram ao serviço da Icelandair e, embora não sejam novos, estão dentro dos standards atuais exigidos a nível mundial.
Nos últimos 90 dias o nosso índice de pontualidade é de 78%, considerado bom no setor da aviação. Os atrasos acima dos 60 minutos são poucos”.