A taxa de inflação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) situou-se em 1,2 por cento (%) no mês de Abril, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo uma nota de imprensa do INE, em Abril de 2019, o IPC registou uma variação mensal de 0,1%, valor inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) ao registado no mês anterior, apresentando um comportamento contrário ao observado no mês homólogo, do ano anterior, onde os preços mantiveram-se em média 0,1%, face a Março.
A variação acumulada foi de 0,2%, valor inferior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) ao analisado no mês homólogo, do ano anterior, enquanto que a variação homóloga total situou-se em 1,1%, acelerando 1,0 pontos percentuais (p.p.) em relação ao mês anterior.
De acordo com o INE, a variação média dos últimos 12 meses de 1,2%, situou-se ao nível do que o indicador vem apresentando desde o segundo trimestre de 2018, denotando uma estagnação desta taxa, à volta de 1,1%.
O indicador de inflação subjacente, ou seja, o índice total excluindo os produtos energéticos e alimentares não transformados, registou uma variação de 0,4%, o mesmo valor da do mês anterior.
O índice de Preços no Consumidor (IPC) é um indicador que tem por finalidade medir a evolução no tempo dos preços de um conjunto de bens e serviços considerados representativos da estrutura de consumo da população residente em Cabo Verde.
Por: Inforpress