Tudo o que precisa saber sobre o Virus Zika esta aqui

851
O vírus Zika actualmente ‘invadiu’ o Brasil e restantes países do Continente Americano, esta em Cabo Verde e os primeiros casos já começaram a aparecer em Portugal. O QUE É É um vírus da família Flaviviridae, do género Flavivirus. Está relacionado com os vírus da dengue, febre amarela, encefalite do Nilo e encefalite japonesa e da febre chikungunya. Foi descoberta pela primeira vez em macacos no Uganda em 1947 na floresta de Zika. Em humanos, a sua presença foi identificada pela primeira vez em 1954, na Nigéria. A estimativa da Organização Mundial da Saúde é que em 2016 até quatro milhões de pessoas estejam infectados. SINTOMAS Os sintomas e sinais clínicos da doença são, regra geral, ligeiros:
  • Febre
  • Erupções cutâneas
  • Dores nas articulações
  • Conjuntivite
  • Dores de cabeça e musculares
Na maioria dos casos, a infecção passa despercebida. Há entretanto forte evidência de que a infecção pelo vírus zika esteja associada a casos de microcefalia congénita, quando se afecta mulheres grávidas. Pode ainda verificar-se uma desordem rara do sistema nervoso, o síndrome Guillain-Barre, que causa paralisia temporária. TRATAMENTO Não há ainda qualquer vacina ou medicamento contra o zika. Apenas se faz o tratamento dos sintomas com anti-inflamatórios e analgésicos. Estima-se que uma vacina apenas venha a tornar-se eficaz dentro de uma década. Os ensaios clínicos desta vacina apenas estarão disponíveis em dois anos. As medidas para conter a doença incluem a erradicação do mosquito, mediante a eliminação de águas paradas, que podem ser terreno fértil para a proliferação do Aedes aegypti, e tentar evitar as picadas com repelentes, uso de roupa que cubra todo o corpo e portas e janelas fechadas.
COMO SE TRANSMITE Nos humanos, o vírus é transmitido através da picada do mosquito Aedes aegypti. Estes mosquitos vivem em todo o Continente americano, excepto no Canadá e Chile, devido às baixas temperaturas destes países.
ONDE O actual surto nas Américas terá começado no Brasil por alturas do Mundial de Futebol de 2014, evento que levou ao país turistas de várias partes do mundo, inclusive de áreas atingidas pelo zika, como África e Ásia.
No primeiro semestre de 2015, já havia casos confirmados em Estados de todas as regiões brasileiras. O Brasil é o país mais fustigado por esta nova epidemia, tendo entre 500 mil e um milhão e meio de casos confirmados. A Colômbia é o segundo país mais atingido, estimando-se 600 mil casos para 2016. Até 16 de Janeiro foram confirmados 13.808, incluindo 890 grávidas.
Fonte: RTP