O primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva vai reafirmar, na próxima semana, nas Nações Unidas, o compromisso de Cabo Verde com o “dialogo para a paz e a tolerância”, naquele que será o seu primeiro discurso na assembleia geral da organização.
Ulisses Correia e Silva, que cumpre a sua primeira visita oficial aos Estados Unidos desde que tomou posse, em Abril de 2016, irá sublinhar também, e na linha de anteriores intervenções de representantes cabo-verdianos, o papel e os desafios dos pequenos estados insulares no contexto das Nações Unidas.
No âmbito da 72.ª Sessão da Assembleia Geral das Nações, onde falará a na próxima sexta-feira, Ulisses Correia e Silva, cumprirá ainda uma agenda de encontros bilaterais com os chefes de delegação dos países da Comunidade de Países da África Ocidental (CEDEAO) e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Será ainda recebido pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
Durante a deslocação aos Estados Unidos, a primeira como chefe do Governo, Ulisses Correia e Silva manterá também vários encontros com as autoridades norte-americanas com destaque para a assinatura de um acordo na área da cooperação militar (SOFA), que define “o estatuto das forças armadas norte-americanas em território cabo-verdiano, por ocasião de exercícios militares conjuntos”.
Ainda no âmbito da visita aos Estados Unidos, Ulisses Correia e Silva irá participar na primeira Gala – “Cabo Verde de Sucesso” que será presidida pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, no dia 30 de Setembro, em Boston, e visa distinguir cabo-verdianos e descendentes de cabo-verdianos que se tenham destacado na sociedade americana.
Fonte: Lusa