Uni-CV produz protótipo de viseiras de proteção contra Covid-19 usando tecnologia 3D

680

A casa da Ciência da Praia, da Universidade de Cabo Verde, produziu o protótipo de viseiras de proteção para apoiar os profissionais de saúde e outros agentes que estão na linha da frente da luta contra o COVID-19.

https://www.instagram.com/p/B_9rvfHjf0C/

A peça de suporte é produzida através de impressão 3D, utilizando filamento de PLA, com um nozzle de 0,4mm, resolução de 0,1mm e densidade de 20%. O tempo de impressão é cerca de 3h30min, consome 31g de filamento e a impressora tem a capacidade de produzir 4 viseiras diárias, segundo escreveu a Universidade no seu site.

A experiência enquadra-se no âmbito da parceria com a Universidade de Aveiro e faz parte do Projeto 3D Mask Portugal da Fábrica Centro Ciência Viva.

A experiência da Casa da Ciência da Uni-CV tem como propósito desenvolver o Projeto 3D Mask Cabo Verde para ser apresentado aos parceiros, nomeadamente o Governo de Cabo Verde, como contributo para as medidas de prevenção contra a propagação do coronavírus.  

O protótipo foi produzido pela equipa coordenada pelo Presidente da Casa da Ciência da Praia, Prof. Adelcides Rodrigues e pelo Diretor Administrativo da Casa da Ciência da Praia, Prof. Eng. Adélio Moreno, com o apoio do estudante José Miguel Mendes do 4º ano do Curso de Tecnologias Multimédia de Comunicação da Universidade de Cabo Verde.