A Secretaria de Estado do Vaticano já concedeu o “agrément” ao nome de Eurico Monteiro, indigitado para o cargo do novo embaixador de Cabo Verde na Santa Sé, informou hoje à Inforpress o ministro das Relações Exteriores e das Comunidades.

Luís Filipe Tavares avançou ainda à Inforpress, que Eurico Monteiro, também embaixador de Cabo Verde em Portugal, deverá apresentar as cartas credenciais na Santa Sé em Dezembro deste ano.
“Teremos a grande honra de apresentar as cartas credenciais do nosso novo embaixador junto do Santo Padre”, disse.
Eurico Monteiro substituirá o actual embaixador Antero Veiga que está no cargo desde 2013.
Cabo Verde e a Santa Sé estabeleceram relações diplomáticas, consideradas “excelentes”, em 1977, estribando-se, entre outros pressupostos, no facto de no arquipélago, a tradição católica se encontrar “profundamente enraizada” na sua população, remontando aos primórdios do seu povoamento, no século XV.
A 10 de Junho de 2013, Cabo Verde e Vaticano assinaram uma Concordata. O documento reconheceu a personalidade jurídica à Igreja Católica, bem como algumas regalias e benefícios, respeitando sempre a Constituição cabo-verdiana.
Em Janeiro de 1990, a convite do falecido Presidente da República, Aristides Pereira, João Paulo II visitara Cabo Verde tornando-se no primeiro Papa a pisar o solo destas ilhas. A chegada do Sumo Pontífice ao país, pela ilha do Sal, ficara marcada com uma chuva mansa e amiga que visitou as ilhas durante a passagem do líder máximo da Igreja Católica.
Coincidentemente, a visita do Papa João Paulo II serviu também de baptismo à Agência Cabo-verdiana de Notícias, que se estreava na cobertura de grandes acontecimentos no País após sua inauguração em Outubro do ano transacto.
Por: Inforpress





