Zika: Cabo Verde registou três casos de crianças com microcefalia
O arquipélago registou três casos de crianças que nasceram com microcefalia, e neste momento 394 grávidas com suspeitas de infecção do vírus Zika estão a ser acompanhadas.
A informação foi avançada nesta sexta-feira, na Cidade da Praia, pelo ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, durante uma conferência de imprensa para fazer o ponto de situação do vírus Zika em Cabo Verde.
O governante adiantou que dos três casos notificados, dois foram registrados na ilha de Santiago e um no Maio, e que as famílias já estão ser acompanhadas a nível psicossocial, quer por parte do ministério da Saúde e da Educação e Inclusão Social.
Avançou que, neste momento, 394 grávidas suspeitas de infecção do vírus estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde, e que desde Outubro de 2015 até a data presente foram notificados 7.580 casos suspeitos, e desse total cinco mil registrados na ilha de Santiago.
“Nas grávidas, o acompanhamento é feito através de seguimento ecográfico, para avaliar a evolução do feto, e, caso forem detectadas antes das 20 semanas situações de eventuais malformações, propomos as mães a possibilidade de interrupção da gravidez”, garantiu.
Na ocasião, lembrou que Santiago, Maio, Fogo e Boa Vista foram as ilhas afectadas pela doença, e que o pico da epidemia aconteceu em Novembro de 2015, com 790 casos por semana.
Apesar de Cabo Verde não registar nenhum caso desde 25 de Abril, e com o aproximar da época das chuvas, o ministro apelou a população que continue a adoptar medidas necessárias para o controlo da epidemia, e para a redução da proliferação dos mosquitos e dos potenciais riscos.
“O risco de proliferação dos mosquitos está relacionado com o factor humano, pelo que medidas pessoais e colectivas de boa prática de saneamento do meio e de conservação de água podem contribuir para reduzir o risco de proliferação dos vectores e a diminuição dos riscos de ocorrência de doenças transmissíveis pelos mosquitos“, considerou realçando que a população tem um papel fundamental neste processo, que requer o envolvimento de várias instituições.
Fonte: Inforpress