Inicio Destaques OMS declara o fim da pandemia

OMS declara o fim da pandemia

419

A Organização Mundial da Saúde declarou, esta sexta-feira, o fim da emergência global para a pandemia da covid-19. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que foi levantado o nível máximo de alerta, aceitando a recomendação do comité de emergência.

No último ano, o comité de emergência e a OMS têm estado a analisar dos dados com cuidado, considerando quando seria o tempo certo para baixar o nível de alarme. Ontem, o comité de emergência reuniu-se pela 15.ª vez e recomendou-me que declarasse o fim da emergência global. Eu aceitei esse conselho”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus em conferência de imprensa.
 
A covid-19 deixa de representar mais uma emergência de saúde global, declarou a Organização Mundial da Saúde na sexta-feira, acrescentando que este é um passo importante para o fim da pandemia que já matou mais de 6,9 milhões de pessoas.

O comitê de emergência da OMS declarou pela primeira vez que a covid-19 representava o nível mais alto de alerta há mais de três anos, a 30 de janeiro de 2020. Declarar que deixa de ser uma emergência global é um sinal do progresso que o mundo tem feito nesta área. Contudo, a OMS adverte que a covid-19 veio para ficar, mesmo que não represente mais uma emergência.
 
A taxa de mortalidade diminuiu de um pico de mais de 100 mil pessoas numa semana em janeiro de 2021 para pouco mais de 3.500 na semana até 24 de abril, segundo dados da OMS.

“No entanto, isso não significa que a covid-19 acabou como uma ameaça global à saúde”, disse Ghebreyesus.

A OMS, acrescentou ainda, não declara o início ou o fim das pandemias.
 
 
Por: RTP/agências